A Arte de Inovar - A Estratégia do Oceano Azul
JANEIRO 02, 2020
A Arte de Inovar A Estratégia do Oceano Azul
JANEIRO 02, 2020
Um dos maiores desafios que você tem como empreendedor hoje em dia é saber como se diferenciar dos seus concorrentes.
Como você se diferencia com toda essa competição?
Os clientes tem mais opções do que nunca.
Os consumidores tem praticamente um número infinito de ofertas aparecendo por todos os lados.
E o que você faz?
Eu acredito que a melhor maneira de agir nesse cenário atual é através da “Estratégia do Oceano Azul“. Mas o que é a Estratégia do Oceano Azul?
Vamos imaginar que você esteja competindo da maneira tradicional, em um “Oceano Vermelho” com muitos competidores, cada um tentando ser melhor que o outro.
São muitos “tubarões” e para você se destacar nesse mercado você tem que “sangrar”. E o que isso significa? Que você precisa ser melhor que seus competidores, precisa diminuir suas margens, aumentar seu esforço, dar desconto, melhorar o atendimento, a velocidade da entrega.
Você se diferencia dizendo que é melhor que os seus concorrentes, mas isso tem um alto preço.
Os consumidores estão céticos sobre o que é bom e o que não é bom, pois todos seus competidores dizem que são os melhores e tentam provar isso o tempo todo. Esse é um modelo de escassez e é o ambiente onde 95% das empresas estão atuando.
No Oceano Azul é completamente diferente. Essa é uma fatia do mercado que ainda está inexplorada. Nesse ambiente seus concorrentes são irrelevantes.
Não é difícil te dar exemplos de empresas que navegam nesse Oceano Azul. Uma delas é a UBER. Pense no modelo de táxis. O mesmo modelo existiu por mais de 50 anos. As empresas concorriam com um mesmo modelo de negócio, cada uma tentando ser melhor do que a outra. Uma oferecia descontos, a outra se dizia mais rápida no envio do motoristas e todas elas trabalhavam no modelo “Oceano Vermelho”, brigando por uma fatia do bolo.
A UBER chega e simplesmente provoca uma revolução no mercado. Para a UBER os concorrentes são irrelevantes, pois ela atua em um mercado tradicional mas com um conceito totalmente inovador.
Muitas empresas tradicionais simplesmente desaparecem do mercado, pois não conseguem competir, por já estarem com margens muito apertadas.
Se você tem um negócio ou pensa em ter um, é fundamental que pense em implementar o conceito de Oceano Azul, pois do contrário seu negócio terá sério risco de desaparecer em pouco tempo.
O sua empresa pode estar classificada em três categorias:
Nº 1 – Você está ao lado dos seus concorrentes e os clientes não conseguem identificar claramente a diferença entre vocês. Pense em uma loja física de calçados. Quase todas as lojas atuam no mesmo conceito e sobrevivem com uma pequena fatia do mercado.
Nº 2 – Você se coloca a frente dos seus concorrentes e afirma que sua empresa é a melhor. Você pode até ter um diferencial competitivo, seja no preço, no atendimento, na qualidade do produto. É possível ser melhor, mas se você estiver em um oceano vermelho, sempre terá que fazer mais…muito mais que seus concorrentes ou será engolido. Veja o exemplo da RIM, proprietária do Blackberry. Esta empresa dominou completamente o segmento de smartphones durante 5 anos, era uma potência mundial nesse segmento, mas desapareceu em muito pouco tempo quando a Apple lançou o conceito do smartphone touch e com uma infinidade de Apps.
Nº 3 – O outro tipo de categoria que seu negócio pode estar e, sem dúvida a melhor delas é no Oceano Azul, onde só a sua empresa faz o que faz. É esse conceito que você deve pensar em posicionar seu negócio.
É no terceiro modelo que você terá um negócio extremamente bem sucedido. E foi esse conceito que eu implementei na minha empresa para ter aquilo que faz uma empresa ser forte…LUCRO!
Muitas vezes você não precisa revolucionar o mercado. Você precisa apenas ter a percepção de como fazer diferente.
Se você encontrar essa brecha no seu segmento, terá grandes chances de dominar seu mercado.
Lembre-se…dominar é muito melhor do que competir.
Pare de pensar em competir e comece a pensar em dominar seu mercado.