Como alcançar o topo do Google

NOVEMBRO 11, 2019

Como alcançar o topo do Google

NOVEMBRO 11, 2019

Mais de 90% das experiências online começam com uma pesquisa.

 

É fácil entender que ter o seu site no topo da página de resultados dos mecanismos de busca pode ser um fator decisivo entre crescer ou estagnar.

Agora leve também em consideração o fato de que os 5 primeiros resultados no Google recebem 67% de todos os cliques, e você saberá o porquê do SEO ser tão importante.

Mas o que é SEO? Bom… Vamos começar pelo começo.

De acordo com o Wikipedia, esse é o significado de SEO: “é o processo de afetar a visibilidade de um site ou uma página nos resultados não pagos dos motores de busca“.

Certo, agora vamos traduzir isso para o português. Esta é a minha definição:

SEO é o processo de otimização do seu site e conteúdo para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, colocando-as no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave.

Ou seja: o processo de SEO envolve três agentes:

  1. Você, fazendo otimização de sites.
  2. Os mecanismos de busca, sendo o Google 90% das vezes.
  3. O usuário, fazendo a pesquisa.

Portanto, para fazer SEO temos que ter em mente estes públicos: o usuário e o Google. Fazer SEO pensando apenas no Google é um tiro no pé.

Isto porque o Google sempre vai optar pelos resultados que melhor respondam à necessidade do usuário. Sendo assim, pensar no usuário em primeiro lugar é essencial para um bom ranqueamento.

Funciona assim: se você tem um artigo sobre como fazer pão caseiro, você quer que o Google te mostre como um dos melhores resultados para todos aqueles que buscarem pelo termo “pão caseiro”.

SEO é a mágica que você deve trabalhar para fazer com que o Google inclua seu artigo como um dos melhores resultados sempre que alguém buscar por aquela palavra-chave.

Agora que você sabe o que é SEO, a pergunta que importa é: como fazer SEO?

Os rankings são formas de avaliar a relevância de um determinado site ou blog.

Funciona mais ou menos assim: a partir de um cruzamento de critérios, os mecanismos de busca ranqueiam uma página e a exibem onde ela vai fazer mais sentido para o usuário.

1. Aumento do tráfego

Pense comigo.

Se você tem um site bacana, amigável, recheado de publicações incríveis e relevantes, não faria sentido que o Google não o indicasse para os usuários que estejam buscando por conteúdos relacionados, concorda?

E quando a indicação acontece, isso vai, no mínimo, atrair as pessoas certas para sua página – ou seja, aquelas que realmente se interessam pelo que você tem a oferecer.

O que nos leva ao segundo benefício do SEO.

2. Geração de leads

Você já sabe que grande parte dos visitantes do seu site vem dos mecanismos de busca.

Isso significa que um bom posicionamento nessas plataformas vai atrair para sua página uma boa quantidade de leads em potencial.

São aqueles que, confiando na indicação do Google, entrarão na sua página e, muito provavelmente, realizarão ali algum cadastro para continuar recebendo conteúdos de você.

Quanto mais você investir em SEO, mais qualificado é o tráfego alcançando em sua página.

3. Vendas

Você apostou em SEO, multiplicou o número de visitas na sua página e conquistou o coração de novos leads.

Naturalmente, as vendas também começarão a demonstrar progresso.

Sabe o que isso significa? Que todo esse investimento vai voltar em forma de lucro.

4. Influência na decisão de compra

Os brasileiros são mais propensos a comprar em sites de busca orgânica do que em links patrocinados.

Segundo a pesquisa da agência Conversion com 707 consumidores, 77% deles disseram ter mais confiança nesse tipo de busca.

E de que forma esses consumidores vão encontrar o seu site se ele não estiver bem posicionado nos buscadores?

Além disso, você pode até oferecer o melhor produto do mundo na sua página.

Mas se o seu site for desorganizado, pouco amigável, nada mobile friendly, o consumidor simplesmente não vai querer saber de comprar na sua loja.

5. Fortalecimento da reputação da marca

As páginas que estão em destaque nos mecanismos de busca não foram parar ali por acaso, e nem “trapaceando”. O Google não é bobo!

Ele sabe muito bem que, para ranquear um conteúdo, vários fatores devem ser levados em consideração.

E pode ter certeza de que ele vai avaliar todos eles minuciosamente antes de levar um site para o topo.

Os usuários também sabem disso, e, ao se deparar com sua marca em destaque, certamente passarão a respeitá-la.

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Alessandro

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