Como salvar sua empresa da falência
JANEIRO 13, 2020
Você sabe como salvar sua empresa da falência, caso as coisas estejam indo muito mal?
Ninguém inicia uma empresa pretendendo fracassar.
Você iniciou seu negócio porque não queria ter um emprego ou queria ganhar mais dinheiro. Portanto, deve ser angustiante quando sua empresa está falindo.
Você está se perguntando, onde você errou? O que você pode fazer para salvá-la?
Responderei à sua pergunta com um conselho: não há caminho direto para o sucesso.
Recentemente assisti uma entrevista do Elon Musk onde ele falou muito claramente sobre a decisão de ter que arriscar todo seu patrimônio para tentar salvar suas duas empresas ou tomar uma decisão mais segura e garantir apenas uma delas e deixar a outra quebrar. As empresas em questão eram a Tesla e a Space X.
Musk explicou que as empresas são como filhos e não temos como decidir salvar apenas 1 quando temos os 2 correndo risco.
Me identifiquei muito com esse depoimento, pois tenho minhas empresas como minhas filhas.
As estatísticas dizem que 30% das novas empresas falham nos dois primeiros anos, 50% nos cinco primeiros e quase 70% na primeira década. Você consegue adivinhar o que as pessoas citaram como a principal razão pela qual as empresas falham?
Os principais motivos são problemas de fluxo de caixa (82%) e necessidade insuficiente de seu produto ou serviço (42%), seguidos por falta de dinheiro, equipe disfuncional ou desmotivada ou concorrência mais forte. É fácil culpar o dinheiro pelo fracasso de uma empresa – você não pode administrar uma empresa sem dinheiro. Mas o fluxo de caixa insuficiente pode ser um sinal de que algo está errado.
Então, o que você faz quando está nessa situação, sabendo que só tem alguns meses para mudar seus negócios?
Hoje, darei a você três ideias poderosas para o que você precisa focar para salvar seus negócios.
1. Foque no corte de despesas
É preciso cortar despesas de forma inteligente e que não prejudiquem o desempenho da empresa ou a qualidade do produto.
Eu não recomendaria reduzir os salários de seus funcionários nem fabricar produtos de qualidade inferior.
Se sua empresa está falindo, você precisa espremer cada centavo de lucro possível. Você precisará de dinheiro.
Examine todas as linhas de despesa do razão de negócios e veja o que você pode cortar. Festas de escritório no restaurante local, por exemplo. Veja se há algo que você possa vender para colocar dinheiro no banco, como móveis de escritório não utilizados que as lojas de segunda mão comprarão. Decida o que você precisa manter, como dinheiro para folha de pagamento e despesas gerais.
Aqui estão algumas outras maneiras pelas quais você pode cortar despesas:
- Avalie seus contratos. Em um mercado fraco, você pode negociar a redução do aluguel.
- Reavalie as responsabilidades dos funcionários. Eles estão efetivamente fazendo seu trabalho? Incentive o gerenciamento do tempo e o freelance onde isso for eficaz.
- Aproveite a publicidade de mídia social, envolvendo fãs organicamente, em vez de publicidade paga.
- Revise sua cobertura de seguro em vez de deixá-la renovar automaticamente.
Cortar despesas, especialmente aquelas recorrentes ou cobranças mensais, é o primeiro passo para salvar seus negócios em rota de colisão com a falência.
Se você tiver despesas que não lhe trarão mais dinheiro, reduza-as. Em seguida, analise mais de perto o seu registro de vendas.
2. Foque na produção de vendas para o seu negócio
Nenhum negócio é bem-sucedido ou falha da noite para o dia. Se está falindo, é porque você está falhando como líder ou CEO.
Onde você está concentrando seu tempo?
Inventar o produto em vez de trabalhar no que você pode vender?
Aperfeiçoando seu serviço?
Fazendo muitas coisas desnecessárias em vez de chegar ao cerne do problema?
Concentre-se em chegar ao foco do problema e depois em gerar receita e produzir vendas.
Na sua empresa, você precisa ser o melhor vendedor da companhia. Na minha empresa, ninguém pode vender melhor que eu.
Você precisa descobrir o que impulsiona as vendas.
Como o dinheiro está sendo ganho nos seus negócios? Você precisa conhecer o processo dentro e fora.
Você precisa constantemente pensar em como vender mais. Talvez você precise voltar para seus clientes antigos.
Você pode vender mais coisas para seus clientes existentes?
Você tem uma linha de produtos? Onde você pode obter novos clientes sem dobrar seus gastos com anúncios de marketing?
Faça uma análise e faça um plano.
3. Foque no aprendizado
Se você estiver nessa situação, isso significa apenas que você não tem conhecimento suficiente. Os livros que você não lê não ajudam.
Veja alguns exemplos de sucesso. Os milionários Mark Cuban e Dan Gilbert leram entre uma e três horas por dia. O investidor bilionário David Rubenstein lê seis livros por semana. Eles não lêem porque são ricos. Em vez disso, gastar tempo com sua própria educação o torna rico.
Agora, além da leitura, quanto tempo você está investindo no aprendizado? Você está fazendo cursos? Indo para eventos?
Mais informações e mais conhecimento significam mais opções.
Mais soluções para resolver o problema à sua frente que você não sabe resolver.
Quando você tiver mais conhecimento, terá não apenas uma, mas talvez cinco ou dez maneiras de resolver o problema. Você pode até resolvê-lo mais rapidamente. Você pode resolvê-lo com menos recursos e com facilidade.
Invista em um mentor de negócios, alguém que já passou por uma situação semelhante e pode lhe dar conselhos sólidos.
Estude o que outros empreendedores de sucesso estão fazendo. Esteja ciente das melhores práticas.
Como CEO da sua empresa, você tem que ser honesto consigo mesmo. Ao cortar despesas, decida se algo está ou não produzindo receita. Pergunte a si mesmo se você não gosta de vendas.
Decida se você se considera parte do negócio de marketing e venda de seus produtos e serviços. Você deve ser muito bom em vender.
Conheça seus próprios pontos fortes e fracos e conheça os pontos fortes e fracos de seus concorrentes. Depois de avaliar sua situação e elaborar um plano estratégico, você poderá vencer seus concorrentes.
Mas primeiro, concentre-se nessas três etapas para transformar seus negócios.
Pense grande.
Um abraço!
Alessandro de Simone